Wine 5.0 melhora desempenho de jogos para Windows no Linux

Wine 5.0 acaba de ser lançado e traz cerca de 7.400 mudanças

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Wine - ilustração (imagem: Bleeping Computer)

O Wine 5.0 em versão estável acaba de ser lançado e vem com a missão de melhorar ainda mais a experiência dos usuários que querem rodar jogos do Windows em distribuições Linux. Para tanto, a nova versão traz, entre seus recursos, suporte a múltiplos monitores e à API gráfica Vulkan 1.1.

Para quem está por fora do assunto, o Wine é um sistema que permite rodar softwares para Windows no Linux, basicamente. É possível executar vários tipos de programas (embora nem sempre com desempenho aceitável), como ferramentas de escritório e editores de imagem. No entanto, boa parte dos usuários recorre ao Wine para rodar jogos em sua distribuição Linux favorita.

Desenvolvido ao longo de um ano, o Wine 5.0 é uma resposta a essa demanda. A nova versão traz recursos que devem aumentar a performance dos jogos ou melhorar a compatibilidade com determinados títulos.

Um dos recursos é o suporte a módulos integrados em formato PE (Portable Executable). Sistemas de proteção contra pirataria podem impedir que os jogos mais modernos rodem em um ambiente Windows que não é real. Com o formato PE, espera-se que o Wine consiga fazer o game ser executado como se, de fato, estivesse em um ambiente Windows legítimo.

Outra novidade é o suporte à configuração de múltiplos monitores, muito interessante para jogos de corrida, por exemplo.

A reimplementação das bibliotecas XAudio2 como FAudio e a compatibilidade com a API gráfica Vulkan 1.1 (versão que adiciona, entre outras características, suporte a várias placas de vídeo) também fazem parte das novidades.

Essas são apenas os principais atributos do Wine 5.0. Estima-se que a nova versão traz 7.400 mudanças entre aperfeiçoamentos e correção de bugs.

Há mais informações sobre o Wine 5.0 no site da WineHQ. Vale destacar que a ferramenta também conta com versões para Android e macOS.

Com informações: Bleeping Computer.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados